Segunda-feira, 24 de Abril de 2017

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Loja Maçônica Washington Luis I 2694

Home » Notícias

Uma instituição que é acima de tudo escola de TOLERÂNCIA

A Maçonaria é uma associação de homens de boa vontade, bem intencionados, dotados de sentimentos de solidariedade humana. Aqueles que quiserem ingressar em seu meio devem possuir este "espírito de bem servir".

Maçonaria é TRABALHO. Este trabalho se inicia no próprio momento em que o candidato solicita a sua admissão. É o trabalho de "desbastar o seu EU interior". É da natureza humana procurar a associação com pessoas dos mesmos interesses e ideais. Para atender a este desejo e necessidade, existem inúmeras associações. A primeira e natural associação - a FAMÍLIA - é hoje sobrepujada por responsabilidades maiores, quais sejam a participação em agrupamentos profissionais, o POVO e a NAÇÃO. O cidadão de hoje é membro de uma associação profissional, de qualquer categoria; fala o idioma de seu País; é membro de uma Igreja; por nascimento é ele submetido às Leis de uma Nação; através da escolha de amigos ou sócios, satisfaz as suas necessidades de convivência social; a sua convicção política ou influência de amigos convictos, fazem-no membro ou simplesmente simpatizante de um Partido político. Cada um destes agrupamentos tem princípios próprios, porém característicos: QUEREM O MEMBRO EXCLUSIVAMENTE PARA SI ! Este procedimento conduz a complicações com o EU interior, contribuindo para separar os homens. Podemos afirmá-lo porque os acontecimentos cotidianos provam exatamente isto:

- conveniências ocasionais UNEM os homens, as classes, etc. ...

- normalmente tudo os separa.

As personalidades de caráter mais nobre sempre sentiram a urgente necessidade de serem combatidas e eliminadas as causas que separam os homens. Meios e modos de eliminá-las faltam no mundo de hoje. O egoísmo continua imperando, separando os seres humanos, enfraquecendo-os portanto.

Unir novamente os homens, apesar das diferenças de profissões, concepções filosóficas, religiosas ou políticas, é uma ARTE REAL. Um dos meios desta Arte, não a Arte em si, é a Maçonaria.

O Filósofo Johann Gottlieb Fichte, que se dedicou à Maçonaria com entusiasmo, esclarece que a missão essencial da Maçonaria consiste em reconduzir o Maçom à condição de SER HUMANO; o HOMEM que nasceu como Ser Humano, e que se transformou em virtude da formação de seu grupo social, profissional, pelas imposições do seu Estado, e demais condições da comunidade, voltará invariavelmente, dentro da Maçonaria, à condição essencial de Ser Humano. Portanto, quem quiser se tornar maçom, deverá aceitar este princípio fundamental, de que existe algo mais ELEVADO do que as aparências terrenas quotidianas, e de que este mais Elevado se encontra dentro de cada um de nós, e que poderá portanto ser aproveitado, através do autodesenvolvimento. Esta idéia, este Princípio Fundamental que sempre foi uma realidade na antigüidade, do qual nos falam todas as religiões, que foi desenvolvido durante a Renascença pelos sábios, pelos mestres do pensamento humano, continua sendo aperfeiçoado dentro da Maçonaria.

A ação da Maçonaria é UNIFICADORA. Por isto não poderá ser ela política. Seus princípios estão acima dos objetivos de qualquer Partido político. Eventualmente, coincidirão alguns programas políticos, baseados no desejo de desenvolvimento e progresso, com os princípios maçônicos. Sempre que houver afinidade de pontos de vista entre maçons e Partidos, poderá haver compromisso. Mas sempre entre o maçom CIDADÃO e seu Partido, e NUNCA em nome da Maçonaria ou dele mesmo como maçom. Todo o maçom tem o dever de procurar responder às perguntas relacionadas com o viver em comunidade e harmonia. Ele fará prevalecer somente as condições capazes de tornar a vida em comunidade possível e agradável. Por isto ele DESPREZA de antemão TODO e qualquer DOGMA. O maçom reconhece a existência, no Mundo, de FORÇAS INTELIGENTES, trabalhando no aperfeiçoamento do Ser Humano e procurará compreender estas forças. No entanto deixará a cada Irmão o privilégio de procurar por si só e pelos caminhos que melhor lhe convierem, esta compreensão. Um dos princípios fundamentais da Maçonaria é a TOLERÂNCIA.

O que o membro poderá esperar da Maçonaria depende, em grande parte, dele mesmo. Ele ingressa numa associação cujo objetivo é a construção do TEMPLO DA HUMANIDADE, isto é, o aperfeiçoamento da PERSONALIDADE HUMANA, e naturalmente o seu salário será aquele que merecer, isto é, seu aproveitamento e suas vantagens estão em relação direta dos estudos que fizer, dos trabalhos que executar, das paixões que vencer, do grau de tolerância que atingir, do amor fraternal que for capaz de oferecer aos seus semelhantes.

O candidato se UNE a uma CORRENTE que circunda o orbe terrestre e que estará em comunhão com seus ideais. Ele pode esperar por Amizade e Fraternidade, convívio em ambiente de irmandade e participação no trabalho do aperfeiçoamento humano; pode esperar pela satisfação que se sente em participar da realização de algo útil em benefício da Humanidade.

Publicada em 22/04/2010.

Veja também:


Interpretação do encerramento ritualístico - R.E.A.A. - GOB / GOSP

A interpretação tem que ser de forma coerente pois ela pode nos levar a cometer erros, por exemplo, os que brigam por causa de religião, levam tato a sério que não conseguem entender o real significado. A famosa passagem da bíblia...
Ler mais »

Posse de diretorias 2015/2016

Diretorias da região de Batatais
Ler mais »

A Origem do numero de dias dos meses

Nos últimos tempos da sua monarquia, por volta do século VI a.C., os romanos adotaram um calendário baseado nas mudanças de fase da Lua, com 355 dias distribuídos em 12 meses. O ano começava em março e terminava em janeiro, sendo que os meses...
Ler mais »

Mais Notícias: 1 2 3 4 5 6 7



« Anterior