Segunda-feira, 24 de Abril de 2017

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Loja Maçônica Washington Luis I 2694

Home » Notícias

Porque é difícil ser maçom? Um texto para refletir

Para responder esta pergunta, vamos lembrar um pouco e superficialmente a história da humanidade.
A evolução da humanidade desde da Idade da Pedra, passando pela Idade Média e agora na Idade Moderna, passou e tem passado, como já sabemos, por inúmeras transformações, tanto na parte física como na parte social de cada indivíduo, e isso tem influenciado e ainda influencia a nossa vida em sociedade, seja qual ela for, pois o “homo sapiens” difere dos outros animais pelo valor de seu cérebro que faz reconhecer e distinguir o que é sua responsabilidade, e o valor da razão, o que não ocorre em outros animais. Pois animais por mais inteligente que sejam, agem pelo instinto, ou repetem aquilo que lhes é ensinado, possuem meios de comunicação, trabalham ou vivem em sociedade, mas diferem totalmente de nós.
Juntamente com a evolução da humanidade e devido à socialização humanidade, regras foram criadas e impostas para e melhor convivência entre os seres. Quando regras são quebradas, entram em ação a nossa razão e responsabilidade. Os egípcios e os gregos com toda sua sabedoria e mitologia mostravam que as regras deveriam ser seguidas e grandes filósofos da época mostravam o valor do ser humano, e tentavam também mostrar o efeito físico e psicólogo, e a ligação que temos um com os outros, sendo base de estudo até os dias de hoje.
O que isso tudo tem a ver com o maçom?
Pois bem, durante a evolução do homem até os dias atuais principalmente entre os séculos 17 e 20, séculos de grandes descobertas e transformações, o homem se tornou cada vez mais materialista, mais dependente da tecnologia e de tudo que trás conforto e um resultado físico e imediato e não ao abstrato, ou seja, aquilo que é contrato, deixando-nos cada vez mais individualistas e frios com a nossa sociedade e o maçom faz parte desta sociedade. Com isso, o poder de pensar no próximo ficou menor. Lembramo-nos de São Francisco de Assis, jovem que tinha toda a riqueza e renunciou até as roupas do corpo para seguir ao um ideal simples.
Quando somos indicados à ordem maçônica, convidados e aceitos a fazer parte da mesma, mais tarde em nossa iniciação, somos chamados para morrer de todos os nossos vícios e paixões, por isso passamos nossa primeira viagem embaixo da terra, para que ao retornarmos, sejamos homens renovados, daí começa a transformação interna do ser maçom. Então por que é difícil ser maçom? È que não se consegue desligar do mundo profano; ou seja, somos iniciados, elevados e exaltados, mas continuamos presos com sentimentos da vida profana, onde a fraternidade, a igualdade e a liberdade se misturam com outra realidade e paramos pouco para agir e pensar na nossa transformação interna e conseqüentemente na de um mundo e humanidade melhores, um dos ideais maçônicos. Portanto é necessário que paremos e reflitamos sempre o que é realmente ser um maçom.

Escrito por: M.’.M.’. Ir.’. José Roberto Pereira
20 de abril de 2010 e.’.v.’.

Publicada em 20/05/2010.

Veja também:


Interpretação do encerramento ritualístico - R.E.A.A. - GOB / GOSP

A interpretação tem que ser de forma coerente pois ela pode nos levar a cometer erros, por exemplo, os que brigam por causa de religião, levam tato a sério que não conseguem entender o real significado. A famosa passagem da bíblia...
Ler mais »

Posse de diretorias 2015/2016

Diretorias da região de Batatais
Ler mais »

A Origem do numero de dias dos meses

Nos últimos tempos da sua monarquia, por volta do século VI a.C., os romanos adotaram um calendário baseado nas mudanças de fase da Lua, com 355 dias distribuídos em 12 meses. O ano começava em março e terminava em janeiro, sendo que os meses...
Ler mais »

Mais Notícias: 1 2 3 4 5 6 7



« Anterior