Sábado, 27 de Maio de 2017

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Loja Maçônica Washington Luis I 2694

Nossa História

Batatais que já em tempos idos contara com três Lojas Maçonicas isso no final do séc. XIX e até meados do séc. XX, não tinha porém na década de 1960 nenhuma Loja Maçonica em atividade, isto devido à forte pressão do Clero junto à sociedade batataense e dos próprios governos ditatoriais e perseguicionistas que seguiram-se até 1955.

Foi então que na década de 1970, IIr.´. de Lojas existentes no Or.´. Franca e Ribeirão Preto, incentivaram o nosso Ir.´. Emérito Edgard Pereira dos Santos, que à época era sargento Instrutor do Tiro de Guerra em Batatais, a fundar aqui uma Loja Maçônica. Após reuniões preliminares em outubro de 1971, foi marcado para o dia 15 de novembro de 1971, nas dependências do Tiro de Guerra, uma assembléia de Maçons. =

Nesta assembléia deu-se então a fundação da Loja, conforme Bal.´. nº 1, e por sugestão do próprio Ir.´. Edgard foi escolhido o nome de Washington Luís, ilustre Ir.´. que nascido em Macaé-RJ iniciou porém sua carreira política em Batatais como vereador, e veio a ser Presidente da República do Brasil de 1926 à 1930. Washington Luís Pereira de Souza fora Venerável Mestre da Loja Philantropia II, neste Or.´. de Batatais em 1896.

Em 14 de março de 1972, foi realizada a Sessão de Instalação da primeira Diretoria eleita conforme Bal.´. nº 2, e a primeira Sessão Economica foi realizada em 24 de março de 1972, 10 dias após a instalação.

Batatais estava pois reintegrado à Ordem Maçônica.

Para a realização dos primeiros trabalhos e iniciações de novos IIr.´. de Batatais, era necessário a presença de IIr.´. de Franca e Ribeirão Preto, e, os membros deslocavam-se de seus OOr.´. até Batatais para a realização destes trabalhos.

Estes ilustres IIr.´. eram das Lojas Estrela D´Oeste e Abolição e Independência de Ribeirão Preto, Amor à Virtude e Indepedência III de Franca e União Ituveravense de Ituverava.

A Loja Maçonica Washington Luís I funcionou então em vários endereços, desde ex-templo evangélico, ex-colégio de Freiras, ex-grupo rural, até que nossos IIr.´. adquiriram um terreno à Rua Duque de Caxias, ali construíram uma pequena edícula para as suas reuniões.

Posteriormente, demos o início de nossa saga em 1.981, com aforamento pela Prefeitura Municipal de Batatais do terreno da Avenida 14 de março, nº 1.470, onde com árduo trabalho construiu-se seu magnífico Templo, utilizado até os dias de hoje.

Em 1996 foi apresentada a propositura de construção de uma prédio, anexo ao Templo, para que pudéssemos trabalhar a benemerência em prol da Sociedade de Batatais; decorridos 14 anos de trabalhos, em 2010, foram concluídos a construção do Centro de Tecnologia Social Washington Luis.

Localização da Loja Maçonica Washington Luis I 2694 Clique aqui para visualizar nossa localização



« Anterior